Sabendo que o sentimento de autoestima é, sem dúvida, o elemento mais importante na conquista de relacionamentos felizes e de uma vida profissional bem sucedida, vamos refletir como cada pessoa deve fazer para estar bem consigo mesma e, assim, lidar melhor com as pessoas e situações ao seu redor.
Antes, porém, veja estes sintomas de baixa autoestima e avalie se você não vem passando por algum deles em sua vida: viver na desordem; atrair relacionamentos “tóxicos”; estar sempre endividado; adiar fazer coisas que o beneficiaria; acreditar que não merece ser amado; ficar se criticando; maltratar o corpo com alimentos errados, cigarros, drogas, álcool; não valorizar o próprio trabalho; não saber dar preço pelos próprios serviços prestados; etc... Estes e outros sintomas semelhantes demonstram o quanto você deixa de cuidar da pessoa mais importante da sua vida que é VOCÊ!
Por isso, o primeiro passo que você precisa dar em direção a uma boa autoestima é você se amar do jeito que é, valorizando-se, elogiando-se, fazendo a si próprio todas as lindas declarações de amor que sempre quis ouvir dos outros e está esperando até hoje. É hora de se aceitar e se respeitar como você é, parando de se comparar com os outros, e de se colocar sempre abaixo das pessoas, de se sentir inferior aos outros. A única boa comparação é com você mesmo, com o que você foi ontem, com o que você melhorou hoje, e com o quanto você pode melhorar amanhã. Somente essa forma de ver a vida pode lhe fazer bem e lhe estimular a acreditar no seu potencial, na sua capacidade de vencer.
A partir do momento em que você se aceita como é, você começa a aceitar também a possibilidade de que pode mudar quando quiser e, aí, então, inicia um processo importante de transformação pessoal, uma mudança positiva de pensamentos e sentimentos, e, aos poucos, a pessoa vai adquirindo mais saúde, mais brilho nos olhos e na pele, muda a postura, o olhar, o andar, o tom da voz, o jeito de falar, e, começa, aos poucos, a encantar a todos por onde passa.
Quando a autoestima de uma pessoa está melhor, a energia dela fica como um imã para acontecimentos promissores e alegres, tudo na vida dela dá certo, na hora certa, no lugar certo.
E, finalizando, eu tenho uma ótima notícia para lhe dar: Para elevar a sua autoestima, independente da sua história de vida, você só depende de uma pessoa: VOCÊ! Então, sinta-se bem com você e permita-se ser feliz! Este poder é todo seu!
(*) palestrante; apresentadora de TV e rádio e autora de livros motivacionais
www.elianabarbosa.com.br
No comments:
Post a Comment