Para quem aprecia um bom vinho e gostaria de conhecer algo mais sobre eles, hoje trago o tema "O que siginifica Terroir?" e convido os amigos a 'degustar' também essa expressão muito utilizada entre os apreciadores. Artur
Este mês selecionei um tema, que causa várias dúvidas nas pessoas, inclusive para muitos profissionais, que é o termo Terroir. Este termo definitivamente não é algo que se possa explicar facilmente, é um termo complexo e abrangente, todavia nas linhas abaixo pretendo compartilhar com vocês um pouco da minha experiência para ajudar a entender o que é Terroir. Espero que vocês apreciem o tema e que desfrutem da leitura!
A palavra “terroir” faz parte da linguagem dos profissionais e dos consumidores do vinho, embora ainda cause um pouco de dúvidas quanto a sua definição.
E o que significa então “terroir”?
Para mim seria bem mais fácil escrever sobre “terroir” se eu não tivesse trabalhado em um Chateau frances, e apreendido e vivenciado com eles a complexidade do termo. Para os franceses faz parte da cultura, esta intrínseco na cultura daquele país. E para quem não vive lá, realmente fica difícil compreender tamanha complexidade.
A palavra terroir é muito antiga, e acredita-se que é uma modificação linguistica de formas antigas (tieroir e tioroer), com origem no latim popular “territorium”.
Nos dias atuais a palavra “terroir” ganhou uma conotação positiva do vinho, mesmo sem entender muito, sabe-se que se trata de algo bom. Mas o que exatamente?
Alguns associam como sinônimo de clima, o que seria um pouco simplista demais para um termo tão abrangente. O que podemos dizer é que seria uma interação dos fatores naturais (clima, solo, relevo) e fatores humanos (escolha das variedades, da forma de cultivo, etc).
Na verdade “terroir” é uma palavra antagônica a toda forma de padronização, de uniformização e estandardização do vinho. E vai de encontro ao que é natural, original, ao típico.
E é por isso que o termo é tão complexo, unir os elementos naturais ao “savoir-faire” (saber fazer) como dizem os franceses, é o que faz toda diferença. Conseguir expressar em um vinho as características de solo, clima e relevo de uma região, através das intervenções humanas realmente é algo que vai muito além de “clima”. E isso é “terroir”!
Saudações enológicas,
Deise Pelicioli
deisepelicioli@vinhoepoesia.com.br
No comments:
Post a Comment