Total Pageviews

Sunday, May 22, 2011

GESTORES QUE FAZEM A DIFERENÇA

*É lamentavel , mas infelizmente é verdade...*

*São Leopoldo tem um dos menores índices de analfabetismo e de mendicância do país, talvez por causa de homens como este!*



*EMPRESÁRIO DE SÃO LEOPOLDO*

*Silvino Geremia** é empresário em São Leopoldo,*

*Estado do Rio Grande do Sul.*

*Eis o seu desabafo, publicado na revista EXAME:*

*"Acabo de descobrir mais um desses absurdos que só servem para atrasar a vida das pessoas que tocam e fazem este país: investir em Educação é contra a lei .*

*Vocês não acreditam? *

*Minha empresa, a Geremia, tem 25 anos e fabrica equipamentos para extração de petróleo, um ramo que exige tecnologia de ponta e muita pesquisa.*

*Disputamos cada pedacinho do mercado com países fortes, como os Estados Unidos e o Canadá. *

*Só dá para ser competitivo se eu **tiver** pessoas qualificadas trabalhando comigo.*

*Com essa preocupação criei, em **1988**, um programa que custeia a educação em todos os níveis para qualquer funcionário, seja ele um varredor ou um técnico.*

*Este ano, um fiscal do INSS visitou a nossa empresa e entendeu que Educação é Salário Indireto. *

*Exigiu o recolhimento da contribuição social sobre os valores que pagamos aos estabelecimentos de ensino freqüentados por nossos funcionários, acrescidos de juros de mora e multa pelo não recolhimento ao INSS.*

*Tenho que pagar 26 mil reais à Previdência por promover a educação dos meus funcionários? *

*Eu honestamente acho que não. *

*Por isso recorri à Justiça. *

*Não é pelo valor em si , é porque acho essa tributação um atentado. *

*Estou revoltado. *

*Vou continuar não recolhendo um centavo ao INSS, mesmo que eu seja multado 1000 vezes.*

*O Estado brasileiro está completamente falido.*

*Mais da metade das crianças que iniciam a 1ª série não conclui o ciclo básico.*

*A Constituição diz que educação é direito do cidadão e um dever do Estado. *

*E quem é o Estado? *

*Somos todos nós. *

*Se a União não tem recursos e eu tenho, acho que devo pagar a escola dos meus funcionários.*

*Tudo bem, não estou cobrando nada do Estado.

*Mas também não aceito que o Estado me penalize por fazer o que ele não faz. *

*Se essa moda pega, empresas que proporcionam cada vez mais benefícios vão
recuar.. *

*Não temos mais tempo a perder. *

*As leis retrógradas, ultrapassadas e em total descompasso com a realidade devem ser revogadas.*

*A legislação e a mentalidade dos nossos homens públicos devem adequar-se aos novos tempos.*

*Por favor, deixem quem está fazendo alguma coisa trabalhar em **paz**. *

*E vão cobrar de quem desvia dinheiro, de quem sonega impostos, de quem rouba a Previdência, de quem contrata mão-de-obra fria, sem registro algum.*

*Eu Sou filho de família pobre, de pequenos agricultores, e não tive muito estudo.*

*Somente consequi completar o 1º grau aos 22 anos e, com dinheiro ganho no meu primeiro emprego, numa indústria de Bento Gonçalves, na serra gaúcha, paguei uma escola técnica de eletromecânica.*

*Cheguei a fazer vestibular e entrar na faculdade, mas nunca terminei o curso de Engenharia Mecânica por falta de tempo. *

*Eu precisava fazer minha empresa crescer. *

*Até hoje me emociono quando vejo alguém se formar.*

*Quis fazer com meus empregados o que gostaria que tivessem feito comigo.*

*A cada ano cresce o valor que invisto em educação porque muitos funcionários já estão **chegando** à Universidade. *

*O fiscal do **INSS** acredita que estou sujeito a ações judiciais. *

*Segundo ele, algum empregado que não receba os valores para educação poderá reclamar uma equiparação salarial com o colega que recebe.*

*Nunca, desde que existe o programa, um funcionário meu entrou na Justiça. *

*Todos sabem que estudar é uma opção daqueles que têm vontade de crescer... *

*E quem tem esse sonho pode realizá-lo porque a empresa oferece essa oportunidade. *

*O empregado pode estudar o que quiser, mesmo que seja **Filosofia**, que não teria qualquer aproveitamento prático na nossa Empresa Geremia. *

*No mínimo, ele trabalhará mais feliz.*

*Meu sonho de consumo sempre foi uma Mercedes-Benz. *

*Adiei sua realização várias vezes porque, como cidadão consciente do meu dever social, quis usar meu dinheiro para fazer alguma coisa pelos meus 280** empregados. *

*Com os valores que gastei no ano passado na educação deles, eu poderia ter comprado Duas Mercedes. *

*Teria mandado dinheiro para fora do País e não estaria me incomodando com essas leis absurdas .*

*Mas infelizmente não consigo fazer isso. *

*Eu sou um teimoso.*

*No momento em que o modelo de Estado que faz tudo está sendo questionado, cabe uma outra pergunta.*

*Quem vai fazer no seu lugar?*

*Até agora, tem sido a iniciativa privada. *

*Não conheço, felizmente, muitas empresas que tenham recebido o mesmo tratamento que a Geremia recebeu da Previdência por fazer o que é dever do Estado. *

*As que foram punidas preferiram se calar e, simplesmente, abandonar seus programas educacionais. *

*Com esse alerta temo desestimular os que ainda não pagam os estudos de seus
funcionários. *

*Não é o meu objetivo.*

*Eu, pelo menos, continuarei ousando ser empresário, a despeito de eventuais *crises*, e não vou parar de investir no meu patrimônio mais precioso: as pessoas.**



**Eu sou mesmo teimoso!...*

*Não tem jeito..*

No comments: