BLOG de Artur de Souza Maciel Aqui você acessar e ler todos os posts, artigos, mensagens, comentários e abrir links destacados neste e em meus outros blogs. http://www.art.blig.ig.com.br http://www.blig.ig.com.br/posiivo
Total Pageviews
Saturday, February 18, 2012
INSTALAÇÃO ELÉTRICA DENTRO DE CASA
Confira a parte eletrica de sua residência, é sempre bom saber o que temos dentro das paredes
03 de November de 2011 | em:Serviços | postado por:Amélia
Testei um serviço oferecido pela C&C em parceria com o programa Casa Segura, trata-se de um serviço que eles estão lançando no mercado brasileiro, para conscientizar o consumidor a respeito da importância na manutenção da parte elétrica da casa, em função da enorme necessidade de tomadas especiais e mesmo de energia que precisamos ter em nosso lar para alimentar todos os equipamentos de trabalho e de lazer que a vida moderna nos trouxe.
É fundamental saber a quantas anda a parte elétrica de nossa casa, aposto que muita gente aqui sequer imagina como é, ou como estão as condições de soquetes, tomadas e quadro de força. Não se sinta mal, isso é bem comum.
Mas agora que lembrei você a respeito, que tal dedicar um tempo para cuidar dessa parte tão esquecida, mas que pode causar uma série de problemas, inclusive destruir tudo que você tem, isso mesmo, imagina um incêndio consumir seus bens e começar pelo curto circuito de algum canto da casa.
A verdade é que hoje em dia acumulamos tanto aparelhos em casa para tornar a nossa vida mais fácil que acaba faltando tomada pra tanta coisa. E saímos utilizando “benjamins” ou “Ts”, para conseguir plugar tudo à energia. Acontece que nem toda casa está preparada para suportar tamanha demanda.
A análise começa da campainha, passa pelo quadro de distribuição, análise de fiação do chuveiro, até o disjuntor da torneira elétrica. A necessidade de cada ambiente se traduz na espessura do cabo dentro do quadro de luz.
Faz se o teste com o equipamento adequado de todo reator, soquete e lâmpada da casa. Assim verifica-se a necessidade de troca dos mesmos, e vedação adequada dos fios. Evitando o risco de curto circuito, que gera perdas muito maiores.
O profissional indica o uso de lâmpadas econômicas, e se o fato delas serem sempre brancas não lhe agradava, o mercado agora lâmpadas econômicas na cor amarela, que deixa o ambiente mais aconchegante.
Para que o reator dure mais tempo, recomenda-se que após ligar a luz, deixe pelo menos 15 minutos para carregar o reator, a ação liga e desliga faz com que o reator queime mais rápido.
Lâmpada econômica não é indicada para banheiro, pois a umidade queima o reator.
Prestador de serviço, fotografa as instalações antes de mexer, para garantia do cliente e da empresa.
Termomagnético DR – dispositivo mais seguro, se o aparelho for de carcaça metálica, tipo chuveiro e torneira elétrica não é o recomendado, pois é muito sensível e vai ficar desligando toda hora.
Disjuntores e fusíveis são dispositivos de segurança. Vamos dizer que você não tenha fusíveis ou disjuntores em casa e algo de errado aconteça. O que poderia acontecer de errado? Veja alguns exemplos:
• um motor de ventilador queimar um rolamento travar, superaquecer e derreter, causando uma conexão direta entre um fio fase e a terra;
• um cabo vem solto em uma lâmpada e conecta diretamente um fio fase e a terra;
• um rato morde o isolamento em um cabo e conecta diretamente o fio fase e a terra;
• alguém passa com o aspirador de pó por cima do fio do abajur, cortando-o e conectando diretamente o fio fase à terra;
• uma pessoa pendura um quadro na sala de estar e o prego atinge um fio fase na parede, conectando diretamente o fio fase à terra.
Quando um fio fase de 120 volts se conecta diretamente à terra, seu efeito é enviar tanta eletricidade quanto possível através da conexão. O dispositivo ou o cabo na parede explodiriam em uma situação dessas (o cabo na parede ficaria quente como a resistência de um forno elétrico).
Um fusível é um dispositivo simples projetado para superaquecer e queimar extremamente rápido em uma situação dessa. Em um fusível, uma pedaço fino de fio vaporiza rapidamente quando uma corrente elevada passa por ele. Isso interrompe a corrente no cabo imediatamente, protegendo-o do superaquecimento.
Os fusíveis devem ser substituídos cada vez que queimarem. Um disjuntor usa o calor de uma sobrecarga para acionar um mecanismo e abrir como uma chave, por isso os disjuntores podem ser religados. A energia, então, entra na casa através de um típico quadro de disjuntores
Recomenda-se o uso máximo lâmpada de 60W para as luminárias de pêndulo
As lâmpadas de 100W são recomendadas para plafon, ou outro lustre que tendem a ser mais arejados, evitando que a lâmpada esquente muito, pois se estiver muito quente e bater uma corrente de ar frio, queima na hora a lâmpada.
O Programa contempla vários outros serviços, o de eletricidade eu aprovei e recomendo.
Clientes que circularem pelas lojas da C&C das unidades: Morumbi, Lar Center, Tiete, Tambore e Shopping D.Pedro poderão contar com o “Programa C&C com você”.
Tags: aparelhos, bens, casa, curto circuito, diagnostico, disjuntores, eletricida, eletricista, eletronicos, energia, familia, manutenção, prevenção, quadro de força, residencia, segurança, soquetes, tomadas
Ótimas informações muito úteis a todos nós. Muitas vezes não damos importância e sofremos com o desleixo de instalações elétricas em nossa casa ou apto. Artur
APARELHOS DE TV EM CASA - DIMENSÕES
Características dos aparelhos de TV disponíveis no mercado
29 de November de 2011 | em:Serviços | postado por:Amélia
Monitor
Monitor
Hoje em dia, com a variedade de tecnologias existentes em relação as TVs, é cada vez mais difícil escolher o melhor modelo na hora da compra, definitivamente, não é só o modelo ou tamanho que devemos considerar, mas também as características de cada televisão.
Atenção à finalidade que pretende dar ao aparelho de televisão
Não gaste dinheiro com funcionalidades que, depois, raramente vai usar.
Antes de sair às compras, veja bem as dimensões mais adequadas do aparelho face ao tamanho do compartimento onde será colocado.
Afinal uma televisão muito pequena ou demasiado grande (sem que haja suficiente distância ao ecran) impedem uma visualização correta da imagem e recepção do som.
Tamanho de tela e o espaço necessário
Os televisores de tela grande representam um fascínio para a maioria dos consumidores, que devem prestar atenção para as dimensões do aparelho e da estante onde ele vai ser colocado, de modo a garantir que se possa assistir a uma imagem nítida.
E essa nitidez atinge seu ponto máximo a partir de uma determinada distância.
Existe uma relação entre o tamanho da tela e essa distância mínima que deve ser observada entre o olho e o televisor. Quanto maior a tela, maior precisa ser a distância até o espectador.
Os inconvenientes de uma TV desproporcional à dimensão do espaço vão além da falta de nitidez da imagem e problemas com o som, podendo acarretar em problemas de saúde como vista cansada e até dores de cabeça para o telespectador.
Simplificando a fórmula, o ideal é que a pessoa assista à televisão a uma distância equivalente a quatro ou cinco vezes o tamanho da tela.
Confira a dimensão da tela e a distancia mínima recomendada entre a tela e o telespectador.
14 polegadas – 1,30 metros
20 polegadas – 1,90 metros
29 polegadas – 2,50 metros
34 polegadas – 3,00 metros
38 polegadas – 3,50 metros
42 polegadas – 4,00 metros
Cuidados para uso em home theater
Quem está pensando em adquirir uma televisão para uso em um Home Theater, precisa preocupar-se não só com a área da sala, mas com a decoração.
A qualidade do som é maior quando o ambiente possui itens que evitam eco, como cortinas pesadas, quadros na parede, carpete ou tapetes.
Pisos de mármore, granito e vidros refletem o som e facilitam o surgimento do eco. Fonte: Gradiente
Os principais e mais comuns tipos de TVs
Tela Plana
O tubo de imagem 100% plano proporciona imagens naturais e muito precisas, livre de distorções e deformações que normalmente ocorrem nos tubos de imagens convencionais.
Os reflexos são mínimos, garantindo uma imagem limpa e sem distorções em qualquer ângulo de visão.
Televisores com Tecnologia PLASMA
O televisor de plasma utiliza um gás que consiste em elétrons, carregados positivamente por uma partícula chamada íons, ou simplesmente partículas neutras.
O display de plasma também pode ser chamado de display de descarga de gás, pois trabalha com a passagem de eletricidade pelo gás néon, transformando-o temporariamente em carregado, caracterizando-o gás plasma.
A luz é gerada através de descargas elétricas no gás.
Dentro do painel de plasma, a série de células verdes, vermelhas e azuis é agrupada em uma matriz precisa.
Essas células são ativadas individualmente, criando um pixel preciso no campo de visão.
Com o conjunto de pixels formados nas diversas cores temos a formação da imagem.
Televisores com Tecnologia LCD
O display de cristal liquido (Liquide Cristal Display) é formado por lâminas de vidro com o cristal líquido, propriamente dito prensado entre elas.
Este é composto por moléculas, que através de descargas elétricas, realizam movimentos em forma de pequenos twisters, estabelecendo o controle das cores.
Quando a Tela de LCD está ligada, uma corrente de elétrica flui através dela. Esta corrente faz com que os cristais se alinhem para que a luz não consiga atravessá-la.
Com o controle seletivo do fluxo de corrente elétrica, a quantidade de luz que passa pelos filtros polarizados superior e inferior, também é controlada. Essa luz é então transmitida por um filtro de cores para exibir cada cor desejada, dando, subseqüentemente, a formação da imagem.
Então, que formato é melhor, plasma ou LCD?
Essa é uma questão de tendência. A decisão entre os dois geralmente é uma questão de preferência do usuário, e as diferenças entre plasma e LCD estão diminuindo a cada ano.
Os televisores de plasma possuem telas de 70 polegadas ou mais, enquanto os LCD atualmente chegam a cerca de 45 a 50 polegadas, embora à medida que a tecnologia evoluir, surgirão no mercado televisores LCD maiores.
Dizem que os plasmas normalmente têm uma qualidade melhor de imagem e níveis de preto, embora os monitores LCD de tamanho similar geralmente possuem resolução maior que seus semelhantes de plasma.
Ao contrário dos LCD, os monitores de plasma podem deixar a tela marcada devido à imagem estática, como a barra de status de um vídeo game ou a barra dos canais de notícia, mas o risco pode ser reduzido por várias funções internas de prevenção.
Os televisores de plasma geralmente são mais baratos que os monitores LCD de mesmo tamanho, mas o custo do LCD está caindo mais rápido que o do plasma.
Se você tem alguma dica para acrescentar ao texto, participe, afinal esse espaço está aberto a novidades.Vale ficar de olho nas ofertas de mercado, e ter em mente o que realmente atende a sua necessidade.
Beijos e até a próxima!
Tags: decoração, dimensoes, distorções, imagem, lcd, modelo, plasma, polegadas, programação, tecnologia, telespectador, televisor, tv
Posted in Serviços |
Outro artigo que li e que gostei, muito útil para quem não sabe as dimensões de TV para usar em casa. Artur
Teclado limpo previne infecções
A limpeza do teclado previne infecções como otite, conjuntivite, e até espinhas
13 de February de 2012 | em:Higiene e Limpeza | postado por:Amélia
Teclado limpo
Teclado limpo previne infecções
Olá amigos, hoje abordaremos um tema que cada um poderá conferir a situação, enquanto confere este post. Trata-se da limpeza do teclado, afinal é um local em que geralmente aquela vontade de beliscar algo, ou mesmo fazer um lanchinho.
A questão é que acabamos nos esquecendo de fazer a limpeza adequada desse lugar, que acaba se tornando um verdadeiro mundo invisível criado pelas bactérias e microorganismos.
Por conta de migalhas, fios de cabelo, cílios, migalhas de pão, farofa de bolacha, lascas de unha, grãos de arroz: qualquer resto de comida é banquete para esses microorganismos fazerem a festa.
E quando estamos resfriados então? Dependendo da gravidade, o agente infeccioso pode se manter vivo ate 72 horas nas frestas do teclado e contaminar em cadeia/rede se houver outras pessoas que freqüentem o equipamento.
Para evitar a contaminação, basta lavar as mãos antes e depois de usar o computador.
Se você não acredita que seu teclado possa esconder criaturas tão perigosas, vire agora seu teclado para baixo e verá a quantidade de restos orgânicos que aparecerá. Se ainda assim você não acredite, experimente levar num laboratório tudo que você recolheu do teclado e mande analisar.
O resultado simplesmente irá te surpreender, são centenas de bactérias provenientes da saliva, afinal não nos contentamos em teclar, falamos ao celular, ou mesmo uma simples conversa no Skype ou MSN mesmo. A questão é que essas bactérias podem provocar conjuntivite, otite, espinha, furúnculo, dentre outros.
Por isso faça uma faxina uma vez por semana. Depois de bater no teclado para remover a sujeira grossa, use um secador de cabelos e jateie todas as teclas. Em seguida, pegue uma escova de dentes e escorregue-a pelas frestas do equipamento. Por fim, molhe um paninho numa mistura de água com detergente ou álcool 70c e passe no teclado.
Pode-se limpar o vão ente as teclas com uma haste de algodão umedecido com água e detergente. Finalizando com outra haste com álcool isopropilico, encontrado facilmente em farmácias.
Periodicamente é recomendado fazer uma limpeza mais profunda no teclado. Tire uma foto de seu teclado, para depois lembrar a posição das teclas, e em seguida retire uma por uma. Com uma escova de dentes ou cotonete, limpe-as com uma solução de água e detergente. Tome cuidado para não encharcá-las, pois isso poderia prejudicar o bom funcionamento do teclado. Seque cuidadosamente. Passe álcool isopropilico, e com a ajuda da foto tirada, coloque as teclas no lugar.
Afinal, além do antivírus de praxe, é conveniente instalar também um programa contra bactérias: mantenha alimentos longe do teclado e faça uma boa faxina periodicamente.
Beijos e até a próxima! Aguardo seus comentários.
Tags: alcool isopropilico, aspirar, cabelos, cilios, computador, doenças, infecções, internet, limpeza, notebook, pele, restos alimantares, saúde, teclado
Tenho lido muita coisa a respeito e hoje, sábado, 12:30, resolvi ler alguns artigos e encontrei este que trago aos amigos. Artur
Wednesday, February 08, 2012
Não devemos comer frutas com o estomâgo vazio
Nutricionista alerta que a ingestão de frutas não deve ser feita com o estômago vazio, ao contrário do que dizem. "A fruta gasta mais energia para ser digerida que um sorvete, mesmo tendo valor calórico igual" declara especialista em nutrição Dra. Fernanda Michelazzo.
Profa. Dra. em Nutrição pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo e ministrando vários cursos dentro da ’Ciência da Nutrição’, a Dra. Fernanda Michelazzo esclarece:
Foi com muita preocupação que tomei conhecimento de e-mail circulando na Internet, recomendando a ingestão de frutas somente com o estômago vazio, o qual deve ter sido formatado provavelmente por médicos especialistas em Nutrologia (é preciso apenas um final de semana para receber este título).
Nutricionista seria o profissional mais indicado para discorrer sobre FRUTAS e talvez não cometesse o erro de falar tantas bobagens, informações descabidas e sem respaldo científico:
1) A FRUTA gasta mais energia para ser digerida que um SORVETE, mesmo tendo valor calórico igual. POR EXEMPLO: uma maçã e uma bola pequena de sorvete de frutas: ambos tem em torno de 50 calorias, porém, o SALDO CALÓRICO DA MAÇÃ É MENOR, porque gasta muito mais para ser digerida e não é totalmente absorvida por causa da PECTINA, ao passo que o sorvete facilmente passa pelo estômago e logo é 100% absorvido. Portanto, A MAÇÃ ENGORDA MENOS QUE O SORVETE, mesmo contendo as mesmas 50 calorias, JUSTAMENTE POR GASTAR MAIS ENERGIA NA DIGESTÃO, além de conter vitaminas e minerais (graças a Deus!!! e ao seu conteúdo de PECTINA e outras FIBRAS que RETARDAM o esvaziamento do estômago, permitindo assim que os diabéticos possam comê-las sem que haja um aumento na glicemia - teor de açúcar no sangue).
2) A FRUTOSE NÃO SE TRANSFORMA RAPIDAMENTE EM GLICOSE. SE ASSIM FOSSE, OS DIABÉTICOS ESTARIAM PROIBIDOS DE COMER FRUTAS. Além do mais, a Frutose que é o açúcar das frutas é absorvida mais lentamente que a Glicose, e não precisa de insulina para ser metabolizada. Ela é considerada um monossacarídeo (açúcar simples) que também alimenta o cérebro SEM PRECISAR SER CONVERTIDA.
3) É NEGLIGENTE AFIRMAR QUE A FRUTA NÃO PODE SER CONSUMIDA APÓS O ALMOÇO: MENTIRA. A melhor absorção do Ferro se faz através da Vitamina C, ou seja, para evitar uma ANEMIA, é preciso comer FRUTAS CÍTRICAS APÓS O ALMOÇO (que geralmente é a refeição com maior conteúdo de Ferro) - para que ele possa ser absorvido.
4) As FRUTAS NÃO passam rapidamente pelo estômago, AO CONTRÁRIO. Justamente pelo seu teor de FIBRAS, elas demoram mais no estômago, especialmente quando ingeridas com CASCA, BAGAÇO E SEMENTES, o que é super positivo para as PESSOAS QUE PRECISAM EMAGRECER. JÁ ESTÁ COMPROVADO CIENTIFICAMENTE QUE POR CONTA DISTO, AS FRUTAS PROMOVEM MAIOR SACIEDADE E SÃO EXCELENTES COADJUVANTES NO EMAGRECIMENTO.
5) O intestino delgado APENAS finaliza a digestão de partículas MUITO pequenas de alimentos. É o estômago o grande responsável pela digestão de TODOS OS ALIMENTOS. Pelo amor de Deus, isso é FISIOLOGIA BÁSICA!!!
6) AS FRUTAS NÃO FICAM PRESAS NAS BATATAS OU CARNES (O que é isso???). No estômago ocorre a mistura dos alimentos formando o BOLO ALIMENTAR, onde não se distingue mais o que é fruta ou carne ou batata. E SIM O QUE É CARBOIDRATO, PROTEÍNA, GORDURA E FIBRA. E é justamente O TEOR DE FIBRA deste BOLO ALIMENTAR que irá determinar a liberação do ’açúcar’ ou da gordura.
QUANTO MAIS FIBRA TIVER, OU SEJA, SE A FRUTA FOR COMIDA JUNTAMENTE OU LOGO APÓS AS BATATAS OU CARNES ELA IMPEDIRÁ QUE O EXCESSO DE GORDURA OU DE CARBOIDRATO SEJA ABSORVIDO. Por isso a recomendação DOS ÓRGÃOS INTERNACIONAIS de que AS REFEIÇÕES DEVEM CONTER PELO MENOS UMA FRUTA.
7) É DESEJÁVEL que haja fermentação das Fibras no intestino grosso (para que as bactérias benéficas produzam substâncias que irão proteger o coração), ou seja, para não haver fermentação de açúcar, é necessário comer FIBRAS. Elas diminuem o risco de câncer e várias outras doenças de alergia no Intestino. AS FIBRAS SÃO ENCONTRADAS EM VÁRIOS ALIMENTOS, NÃO SÓ EM FRUTAS: VEGETAIS, CEREAIS INTEGRAIS, POR EXEMPLO.
8) Nem todas as Frutas podem ser comidas em jejum. Depende muito de cada caso. É ERRADO GENERALIZAR. Se o paciente sofrer de gastrite ou úlcera ou tiver hérnia de hiato ou diverticulite ou síndrome do intestino curto NÃO PODERÁ COMER FRUTA EM JEJUM, principalmente as mais ácidas, como abacaxi, maracujá, acerola, manga.
9) Estimular a compra de uma centrífuga também não é conveniente. É UM PRODUTO CARÍSSIMO e nem todos tem acesso. Além do mais, O SUCO AUMENTA MUITO MAIS A GLICEMIA DO QUE A FRUTA, NÃO SENDO RECOMENDADO À VONTADE PARA DIABÉTICOS, OBESOS, CARDÍACOS, NEM PARA PACIENTES COM SÍNDROME METABÓLICA.
Mais uma vez, NÃO PODEMOS GENERALIZAR. CADA CASO É UM CASO!!!
O Dr.William Castillo, realmente declarou que fruta é o melhor alimento e protege contra doenças do coração. MAS JAMAIS ELE DISSE QUE ELA DEVERIA SER CENTRIFUGADA OU COMIDA EM JEJUM, OU AINDA FALOU CONCEITOS ERRADOS DE FISIOLOGIA DA NUTRIÇÃO!!!
10) Café e pão branco com manteiga NÃO LEVAM O DIA INTEIRO PARA SEREM DIGERIDOS E NÃO SÃO ’LIXOS’. Os trabalhos científicos revelam que esta composição de refeição pode levar em torno de 2 horas para ser digerido, deixar o estômago, ser absorvidos no intestino e chegar no sangue. É UMA BOA FONTE DE ENERGIA PARA PESSOAS COM BAIXA CONDIÇÃO FINANCEIRA, por exemplo. O QUE NÃO ANULA A IMPORTÂNCIA DOS PÃES INTEGRAIS E O ACRÉSCIMO DE FRUTAS NO CAFÉ DA MANHÃ.
11) É difícil manter um cardápio só de Frutas. Haja vista porque a ’Dieta do abacaxi’ (e de outras frutas) fracassou!!! Os chineses e os japoneses têm hábitos alimentares saudáveis, comem alimentos funcionais e praticam Atividade Física. Tem baixos índices de doenças do coração, mas por conta do uso dos chás quentes, são a população com maior índice de câncer de esôfago e estômago. Cada vez mais os cientistas do mundo inteiro, inclusive os do Brasil, descobrem os benefícios dos diferentes chás da natureza. MAS CUIDADO COM TEMPERATURAS EXTREMAS, ELAS PODEM DAR CÂNCER.
Bebidas geladas NÃO SOLIDIFICAM A GORDURA!!! Mais uma vez FISIOLOGIA BÁSICA: o estômago tem a função de igualar a temperatura dos alimentos e formar o bolo alimentar. Tanto faz a temperatura, pois o estômago vai fazer este papel. É bem verdade que alimentos mais mornos do que frios FACILITAM A DIGESTÃO.
Profa. Dra. Fernanda Beraldo Michelazzo
Data Edição: 17/09/08
Fonte: Profa. Dra. Fernanda Beraldo Michelazzo
Publicada: 17/09/08
Recebi esta notícia por e-mail, que agradeço ao amigo Luiz A. Goes.
Noutra postagem isso se contradiz. Agora, com esta notícia, bem fundamentada pela Profa. Dra. Fernanda Beraldo Michelazzo, creio que temos informaçoes profundas e mais concretas.
Artur
Subscribe to:
Posts (Atom)