Total Pageviews

Sunday, August 02, 2009

A Chave da Felicidade

Nascemos para sermos felizes...

E passamos a maior parte de nossa vida buscando, fora de nós, a tão decantada FELICIDADE. Acontece que ela está tão perto, tão próxima, mas nossa miopia existencial não nos permite enxergá-la. Permitimos que a hipertrofia do ego obstrua nossa visão holística. Afivelamos máscaras, ano após ano, pois julgamos assim atender à expectativa que os outros têm de nós.
E vivemos estressados, angustiados, hipertensos, deprimidos, fabricamos úlcera e câncer.
Trabalhamos no emprego que detestamos, fazemos as tarefas mais enfadonhas, labutamos horas demais, esquecemos do lazer, do sono reparador, negligenciamos nossos pais, filhos, marido ou esposa, nossos amigos. Tudo para termos mais renda, mais prestígio, mais sucesso, mais homens ou mais mulheres a nos admirar. E, ao final, descobrimos que todos os tesouros acumulados não seguirão conosco na derradeira viagem. E que a felicidade mora bem longe de todas essas riquezas ... Ela habita o nosso SER interior...que não precisa de admiração do outro, nem de holofontes e clics de câmeras fotográficas.

*Degustemos o poema abaixo que mostra, com propriedade, a simplicidade do SER...FELIZ.*

Eu existo como sou, isso basta. Se mais ninguém no mundo reparar,eu fico contente, E se todos e cada um repararem, eu fico contente.

Um mundo repara, e sem dúvida é o maior para mim, sou eu mesmo.
E se a minha vez chegar hoje ou daqui a dez mil ou dez milhões de anos,
Posso recebê-la hoje alegremente, ou com a mesma alegria, posso esperar.

Extraído de /Leaves of Grass (Folhas de Relva) de Walt Whitman (1819-1892)

No comments: