Total Pageviews

Wednesday, March 10, 2010

O que significa Terroir?

Para quem aprecia um bom vinho e gostaria de conhecer algo mais sobre eles, hoje trago o tema "O que siginifica Terroir?" e convido os amigos a 'degustar' também essa expressão muito utilizada entre os apreciadores. Artur



Este mês selecionei um tema, que causa várias dúvidas nas pessoas, inclusive para muitos profissionais, que é o termo Terroir. Este termo definitivamente não é algo que se possa explicar facilmente, é um termo complexo e abrangente, todavia nas linhas abaixo pretendo compartilhar com vocês um pouco da minha experiência para ajudar a entender o que é Terroir. Espero que vocês apreciem o tema e que desfrutem da leitura!



A palavra “terroir” faz parte da linguagem dos profissionais e dos consumidores do vinho, embora ainda cause um pouco de dúvidas quanto a sua definição.

E o que significa então “terroir”?

Para mim seria bem mais fácil escrever sobre “terroir” se eu não tivesse trabalhado em um Chateau frances, e apreendido e vivenciado com eles a complexidade do termo. Para os franceses faz parte da cultura, esta intrínseco na cultura daquele país. E para quem não vive lá, realmente fica difícil compreender tamanha complexidade.

A palavra terroir é muito antiga, e acredita-se que é uma modificação linguistica de formas antigas (tieroir e tioroer), com origem no latim popular “territorium”.

Nos dias atuais a palavra “terroir” ganhou uma conotação positiva do vinho, mesmo sem entender muito, sabe-se que se trata de algo bom. Mas o que exatamente?

Alguns associam como sinônimo de clima, o que seria um pouco simplista demais para um termo tão abrangente. O que podemos dizer é que seria uma interação dos fatores naturais (clima, solo, relevo) e fatores humanos (escolha das variedades, da forma de cultivo, etc).

Na verdade “terroir” é uma palavra antagônica a toda forma de padronização, de uniformização e estandardização do vinho. E vai de encontro ao que é natural, original, ao típico.

E é por isso que o termo é tão complexo, unir os elementos naturais ao “savoir-faire” (saber fazer) como dizem os franceses, é o que faz toda diferença. Conseguir expressar em um vinho as características de solo, clima e relevo de uma região, através das intervenções humanas realmente é algo que vai muito além de “clima”. E isso é “terroir”!

Saudações enológicas,

Deise Pelicioli
deisepelicioli@vinhoepoesia.com.br

Sunday, March 07, 2010

LIXO ELETRÔNICO O QUE FAZER COM ELE?

Lixo eletrônico o que fazer com ele? Onde descartá-lo? Não jogue nenhum deles no lixo, pois grande parte contém resíduos tóxicos que, se descartado nos lixões, além de levar dezenas de anos para se extinguir, causará sérios e negativos impactos na natureza. Tudo pode ser reciclado e depende da iniciativa de cada um de nós.

Faça sua parte e ajude a preservar o meio ambiente doando seus equipamentos usados, ultrapassados ou que não precise mais, mesmo que esteja defeituoso ou em bom estado a entidades que os consertam ou reciclam de forma positiva para servir a pessoas e escolas carentes.

Veja o que você tem em casa e deseja descartar e leve a locais de reciclagem: computador, impressora, TV, telefone, celular, rádio-relógio, agenda e secretária eletrônica, calculadora, placas e muitos outros.

Parado no Congresso há 19 anos A Política Nacional de Resíduos Sólidos mostra bem o quanto desinteressado estão nossos políticos com as necessidades do povo. Um verdadeiro absurdo!

Abaixo uma lista dos materiais eletrônicos descartáveis que podem ter destinos melhores que os aterros sanitários:

Computador, Cpu, CI, Monitor, Impressora, Placa mãe (Motherbooad),
Placa leve, Placa pesada, Processador, HD (hardisk), Fios, CDs, Driver´s
Teclados, Hub´s, Conectores, Relês, Transformadores, Ventoinhas (cooler),
Fios, Cabos, Tv, eletrônico industrial, Aparelho médico eletrônico, Nobreak, e muita coisa mais.